|
COMUNICAÇÕES
Quinta-Feira, 17 de Junho de 2010
José Manuel Pérez Díaz
Licenciado em Engenharia Industrial, é o Director do Parque Industrial Valle del Nalón, S. A. U., no qual promove o apoio à criação e consolidação de empresas e desenvolve programas de promoção da cultura empreendedora (Rede de Formação de Empreendedores), que abrange desde crianças de 4 anos até empreendedores com projectos já implementados, passando pelo ensino secundário e universitário.
Membro desde 2007 da Associação Internacional de Empreendedores Sociais ASHOKA, entre 1987 e 2004 criou empresas como a Centrales Eléctricas del Principado, SA, Mundinovi Sport, S. A. e I.T.KINE, S.L. e participou na construção de infra-estruturas industriais como a Fábrica Siderúrgica de La Felguer e outras instalações de construção naval. |
Veronica Chesi
Mestre em Ciências e Tecnologias Agrárias na Universidade de Turim, Itália. Trabalhou em organizações não governamentais e em organismos internacionais para realizar projectos de desenvolvimento rural e de segurança alimentar no Brasil e na Indonésia.
Actualmente trabalha na sede internacional do Slow Food, onde coordena as actividades da associação no Portugal, no Caribe mais alguns países da América Latina como Chile, Venezuela.
|
Artur Cristóvão
Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, em 1978. Mestre e Doutor em Educação Contínua e Vocacional, especialidade de Extensão Educativa, pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, em 1983 e 1986, respectivamente. Agregado em Extensão Rural pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 1995. É Professor Catedrático de nomeação definitiva da UTAD desde Maio de 1997.
Tem dado colaboração docente noutras instituições académicas, no país e no estrangeiro, nomeadamente: Escolas Superiores Agrárias dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco e Coimbra; Universidades dos Açores, Évora e Santiago de Compostela; Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa; Instituto Agronómico Mediterrânico de Montpellier (França); Instituto Agronómico Mediterrânico de Chania (Grécia); Centro Nacional de Estudos Agronómicos das Regiões Quentes (França); e Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique).
Foi Investigador e Coordenador de diversos Estudos e Projectos de Investigação nas áreas da Educação de Adultos/Extensão Educativa e do Desenvolvimento Rural. Exerceu diversas funções de gestão universitária na UTAD, por nomeação e eleição.
Participou em numerosos júris de mestrado e doutoramento e outras provas académicas ou ligadas à carreira de investigação, na UTAD e noutras instituições, em Portugal e no estrangeiro.
Contribuiu de forma activa no planeamento, organização e animação de cerca de nove dezenas de Congressos, Seminários, Encontros, Palestras e Acções de Formação, no país e estrangeiro.
|
José Tirapicos Nunes
Doutor em Ciências Agrárias, especialidade de Suinicultura, com as disciplinas afins de Nutrição Animal, Alimentação Animal e Reprodução e Lactação, na Universidade de Évora, com a classificação de Aprovado com Distinção e Louvor (1993). Obteve o grau de Agregado pela Universidade de Évora com aprovação por unanimidade do Júri em 2003.
Director do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora e Representante do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior no Conselho Regional da CCDRA.
Teve como mais recentes projectos:
- Projecto RECITE “Towards Sustainable Development of Marginal Rural Areas in Europe: A Network of Local and Regional Authorities (Trentino/Italy; Lapland/Filand; Alentejo/Portugal)” (1998 - 2000), representante do ICAM - EU.
- Projecto AGRO 204 "Estudo da Aplicabilidade de Técnicas Auxiliares de Reprodução ao Sistema de Produção Extensiva de Suínos Alentejanos" (em curso). É chefe de Projecto.
- Projecto AGRO 226 "Optimização da Produção de Porco De Raça Alentejana Destinada à Produção de Carne para Consumo em Fresco" (em curso). É chefe de projecto.
|
Mónica Lazo
Doutorada pela Universidade de Valladolid (Escola de Engenharia Agrária) tendo como título da tese “Gestão do enoturismo na D.O Ribera del Duero 2004-2007”. Mestre em Gestão Comercial e Direcção de Marketing pela Escola de Negócios ESIC, Madrid.
Actualmente Professora da Universidade Europeia Miguel de Cervantes (Faculdade de Ciências Humanas e da Informação) das cadeiras de Marketing Estratégico Aplicado, Direcção de Comunicação, Embalagem e Imagem de Produto, Crítica Publicitaria e Criatividade Publicitaria.
|
Salvatore Basile
Engenheiro Agrónomo, especialista em agricultura biológica, com especialização em desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica no sector agrícola. Presidente da Associação BIOCERT (desde 1994). Presidente da AIAB Campania - Associação Italiana para a Agricultura Biológica (desde 2001). Membro do Conselho de Administração da Fundação Italiana para a Agricultura Biológica e Biodinâmica. Fundador e Coordenador do Primeiro Distrito Biológico "Cilento" na região da Campânia.
|
Susana Fonseca
Doutoranda do ISCTE no Programa de Doutoramento em Sociologia a trabalhar no projecto: “O princípio da prevenção nas políticas de ambiente - o caso da eficiência energética”;
Mestre em Turismo, Ambiente e Identidades Locais da responsabilidade do Departamento de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa;
Licenciada em Sociologia, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa;
Assistente de investigação na área da Sociologia do Ambiente no Observa - Ambiente, Sociedade e Opinião Pública;
Principais áreas de trabalho: percepção de risco, representações sociais, movimentos sociais
Presidente da Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza (desde Março 2009);
Membro da Direcção Nacional da Quercus (desde Março de 2003);
Principais áreas de trabalho: política europeia de químicos, desenvolvimento sustentável, ambiente e saúde, resíduos, energia, sensibilização/informação ambiental;
Membro do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em representação das ONGA nacionais (desde 2007);
Formadora na área da sensibilização ambiental.
|
Brendan Dunford
Doutorado pela NUI Dublin (UCD) ”O impacto da agricultura no património natural do Burren”
Gestor do Projecto BurrenLIFE ”Agricultura para a Conservação no Burren”
Consultor Ambiental
Co-fundador, Director e Secretário, Burrenbeo Trust
Director do Forum Europeu de Conservação da Natureza e Pastoreio
Interessado e empenhado em debater assuntos relacionados com a gestão sustentável do património ambiental, particularmente através da educação, comunicação e trabalho em parceria com as comunidades locais. Actualmente é o gestor do projecto BurrenLIFE e co-fundador do projecto de parceria que lida com a temática da agricultura e conservação no Burren. Como voluntário trabalha também no Burrenbeo Trust que se dedica a questões de educação, investigação e conservação no Burren. |
Lívia Madureira
Professora Auxiliar do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão (DESG) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Doutorada em Economia Agrária pela UTAD, em 2003. Especialista em valoração económica do ambiente. Investigadora do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD). Desenvolve trabalho de investigação e formação avançada nas áreas da economia e gestão ambiental, com um enfoque particular para a sua aplicação ao nível da promoção do desenvolvimento sustentável.
|
Carlos Rio Carvalho
Engenheiro Silvicultor e Mestre em Gestão de Recursos Naturais.
Consultor na área do Ordenamento, Gestão e Conservação da Floresta, dos Recursos Bravios e da Biodiversidade, desde 1987.
Fundador e actual Presidente do Conselho de Administração da ERENA, Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais, S.A.
|
Sexta-Feira, 18 de Junho de 2010
José Carlos dos Santos
Licenciado em Agronomia, Especialidade Agro-Pecuária, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, e Mestre em Agricultural Management, pela Universidade de Reading, Reino Unido. Encontra-se em fase de conclusão do Curso de Doutoramento em Economia Agrária, pela Universidade Politécnica de Madrid, Espanha, com o tema “Viabilidade das Explorações Leiteiras num cenário de desligamento dos apoios e de condicionalidade: um estudo de caso no noroeste de Portugal”. Actualmente é docente da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, na área da Economia e Gestão das Empresas Agrícolas e do Desenvolvimento e Extensão Rural desde 1988, sendo responsável pelas disciplinas de Economia e Gestão Agrárias, a Análise de Projectos, Desenvolvimento e a Extensão Rurais, Tecnologias da Informação, Economia Ambiental e Gestão de Cooperativas. Entre os diversos projectos de investigação e trabalhos publicados, destacam-se “Os Investimentos nas Explorações Agrícolas”, o “Impacte dos Prémio e Subsídios à Produção e ao Rendimento Agrícola” e a “Agricultura e Áreas Protegidas na Região Norte”, realizados no âmbito do Observatório das Dinâmicas e Bloqueios ao Desenvolvimento Rural na Região Norte de Portugal.
|
Estefanía Fernández
Licenciada pela EOI Escuela de Negocios em Criação e Desenvolvimento de Empresas e Bacharel em Turismo, especializada em Turismo Alternativo pela C.E.N.P. Universidad de A Coruña.
Actualmente é Socia-gerente da empresa de Serviços Turísticos Meigalicia S.L. Galiza, Espanha, dedicada à organização, logística e serviços de tradução para diferentes empresas e produtores internacionais.
|
Artur Cardoso |
António Figueiredo
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, é Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Economia leccionando as cadeiras de Crescimento Económico, Macroeconomia I, Desenvolvimento Regional e de Globalização e Desenvolvimento Económico. Exerceu uma importante actividade de consultor para a Comissão de Coordenação da Região do Norte. Enquanto consultor internacional tem colaborado em estudos internacionais para a Comissão das Comunidades Europeias nomeadamente em matéria de estudos de prospectiva territorial, de cooperação inter-regional e transfronteiriça e de avaliação da estratégia europeia de emprego. Integra os quadros da Quaternaire Portugal, onde exerce funções de Administração. Coordena os trabalhos do Plano Regional de Ordenamento do Território da Região Centro e integra a equipa de avaliadores ex-ante do Programa Operacional Potencial Humano do QREN 2007-2013.
|
Frederico Lucas
Pai de dois rapazes e uma rapariga.
Autodidacta: Economia, Sociologia, Migração, Turismo, Geografia.
Co-autor do projecto Novos Povoadores.
Dinamizador Territorial na Info-excelência.
Autor dos conceitos territoriais: Economia DNS; Hardware Territorial.
Gestor e autor de uma plataforma de partilha de conhecimento para infra-estruturas territoriais, aplicada a em 130 projectos desde 1993, incluindo a Ponte Vasco da Gama e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Empreendedor desde 1992 na área da comunicação para a competitividade territorial.
|
Cristina Coelho
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é Sócia-Gerente das empresas SUPERAÇÃO SPA CONSULTORIA – Estudos, Projectos e Assessorias, Lda e da ARREGAÇAR AS MANGAS – Desenvolvimento, Inovação Social e Empreendedorismo, Lda.
Presentemente é a CEO do EEIG GLOCAL – Agrupamento Europeu de Interesse Económico e Directora do projecto GLOCAL – Empresas Locais com Orientação Global (www.iniciativaglocal.eu), promovido pela Superação SPA Consultoria.
|
Francesco Molinari
Gestor de projecto na Lunigiana Amica (www.lunigianaamica.it), membro de Terceira onda da ENoLL – the European Network of Living Labs. Licenciado e Mestrado em Gestão Pública Local (Universidade de Siena 2007 & 2005) e Bacharel em Economia e Sociologia (Milan “L. Bocconi” University, 1990). É também Doutorado em Gestão Pública da Universidade de Siena, Departamento de Negócios. Actualmente é um investigador independente e gestor de vários projectos de organizações Europeias públicas e privadas, desde 2009 está associado a uma empresa de Consultadoria baseada em Londres 21C. Entre 2007 e 2008 aderiu à International Research Unit at ALTEC SA, a segunda maior empresa Grega de I&D, tendo como responsabilidade a investigação de eGovernança. Entre 2003 e 2006 é professor contratado na Universidade de Pisa, responsável do módulo de eGovernança na Faculdade de Ciências Políticas. O seu percurso inclui 5 anos como consultor numa Câmara Municipal de cidade Italiana de dimensão média e a coordenação de um Pacto Territorial no valor de 50 milhões de Euros. |
Marko Joas
Professor em Administração Pública, Åbo Akademi University
Director do Departamento de Ciências Políticas
As áreas de investigação do Prof. Joas incluem as análises de administração e políticas ambientais ao nível local. As suas investigações na Finlândia, Mar Báltico e Europa, destacam igualmente processos de nível local para o desenvolvimento sustentável. O Prof. Joas também trabalhou com questões de formas alternativas de democracia, especialmente no sector ambiental.
Vários dos seus projectos têm carácter empírico, muitas vezes baseados em monitorizações de larga escala, dirigidos à governação local e administração de áreas urbanas. O seu último projecto inclui ênfase sobre pesquisas interdisciplinares e sobre as fronteiras sectoriais tradicionais, assim como cooperação com stakeholders e utilizadores finais dos resultados das investigações. |
André Martinuzzi
http://www.sustainability.at/?k=team&u=martinuzzi
|
Actualizado em 21 de Maio de 2010
|
|
|